Focus: o novo livro do Daniel Goleman sobre a lei das dez mil horas

por Rafa

Noventa porcento das pessoas que eu conheço detestam a lei das 10k horas – aqueeeeeela do Prof. Ericsson, na qual ele afirma que o tempo necessário para criar um expert em alguma coisa é de 10 mil horas de prática consciente.

Óbvio, é incrivelmente desencorajante alguém dizer que você vai precisar passar tanto tempo praticando até conseguir fazer alguma coisa bem feita. Ainda mais se você tiver vinte e poucos anos (ou menos) e fizer parte da geração lifehacker.

Eis que outro grande psicólogo acaba de publicar um outro livro sobre o mesmo tema. Nada menos que Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional que também é professor über-foda de Harvard e articulista.

Em seu novo livro, Focus (que recebeu uma resenha bem bacana no Brain Pickings) ele faz um outro estudo em cima do trabalho do Ericsson, destrinchando a lei das 10k horas. O resultado é incrivelmente animador ou desalentador, dependendo do ponto de vista.

Isso porque ele não refuta a tese do Ericsson (na verdade, ele diz que é “half truth”). A cifra continua valendo. Só que ele chama a atenção para outros fatores envolvidos no processo de treinamento. Por exemplo, a necessidade de um professor/coach/mestre/tutor com um olhar crítico sobre a prática. Um outro ponto que ele aborda é dos limites da capacidade de foco e força de vontade, que precisam de descanso regular.

A gente pensa que é acumular horas e pronto. De certa forma, seria até bem fácil se fosse assim.

Ainda não li o livro, mas ele já está na minha fila de leituras.

Anúncios