Links úteis ao estudante de música

por Rafa

Galerinha que me acompanha aqui e no Facebook: para começar bem este ano de 2014, seguem alguns links úteis para quem tem interesse em estudar música com mais profundidade.

The Bulletproof Musician – quem me lê no Facebook deve se lembrar de algum post ou link sobre o blog do Dr. Noa Kageyama. Ele é um violoncelista e coach de música especializado em ajudar músicos a lidar com com os aspectos emocionais e psicológicos mais problemáticos da profissão.

Como fazer uma sessão de estudo render  de verdade? Como lidar com críticas? Elas tem utilidade ou não? E no palco? Como fazer quando tudo que foi praticado em casa desaparece no palco? E como manter a sanidade mental diante de todos esses problemas? Como lidar com o tédio de ensaiar repetidas vezes?

Essas e outras perguntas cabulosas são as preferidas do professor Noa. Ele destrincha os assuntos com um texto certeiro e inspirador, bom de ler quando não temos motivação nenhuma pra estudar.

O lado ruim é que é tudo em inglês. O lado bom é que é uma oportunidade ímpar para praticar o inglês. 🙂

Musictheory.net – como o próprio nome diz, este é um site dedicado ao conteúdo de teoria musical. Os assuntos estão separados por lições e cobrem o básico da formação musical: como escrever música, como construir escalas e acordes, figuras rítmicas, etc. Bem geral, serve para qualquer músico de qualquer instrumento.

O site ainda tem uma seção de downloads de aplicativos para fazer exercícios e calculadoras de acordes e escalas.

Coursera – descobri este portal no finalzinho de 2013, quando fiz um curso de história da humanidade. Foi uma das surpresas mais felizes do ano.

O Coursera reúne os melhores cursos do mundo oferecidos pelos melhores professores, tudo à distância e de graça. Os cursos normalmente são oferecidos no formato video aula, com deveres de casa e avaliações, exatamente como uma aula presencial.

Obviamente, este tipo de formato tem vantagens e desvantagens. Nada é perfeito, afinal de contas. Mas eu to muito feliz fazendo os cursos de songwriting e improvisação que a Berklee oferece por lá. 🙂

Mateus Starling – esse é para os guitarristas que ainda não conhecem o trabalho deste músico e educador.

Mateus Starling é um guitarrista carioca especializado em fusion formado pela Berklee. Ele mantém um site pessoal e um canal de vídeos no YouTube onde ele fala sobre música em geral e guitarra em particular. Ainda que as seis cordas sejam o assunto principal, ele fala bastante sobre assuntos importantes para qualquer músico de qualquer instrumento.

Tenho acompanhado o trabalho deste músico e educador na internet e estou bastante impressionado com a seriedade e a qualidade do trabalho dele.

E pra quem quer cair dentro do estudo da guitarra, ele tem várias aulas em vídeo e apostilas à venda.

Por hora é só. Se alguém souber de algum link maneiro, me fala que eu posto aqui.

Feliz 2014 pra todo mundo! 😀

Anúncios