Como eu conheci o George Martin

por Rafa

Faz uns tres anos que eu tava procurando esse livro do George Martin (o dos Beatles).

Making Music

É uma compilação de textos de algumas lendas da industria fonográfica e da musica pop. Eric Clapton, Paul McCartney, Phil Ramone, Herbie Hancock, Hans Zimmer, Quincy Jones e mais uma galera, falando sobre como escrever, tocar e produzir música.

O livro começa falando das primeiras tecnologias de reprodução e gravação de som do começo do século XX, e vai até mais ou menos até o final da década de 80, quando já existiam os Samplers e mega shows de rock.

É um guia razoável, mas um pouco datado: poucos anos depois da publicação do livro, surge o MP3 e a história da música muda novamente. Mas as boas lições estão todas lá.

É um livro da década de oitenta que já não é reimpresso ha tempos. Por sorte, consegui pagar 10 Obamas comprando um exemplar paperback usado na Amazon.

Por ser raro, era chatinho de encontrar. Eu ficava procurando no google durante horas atrás de um site ou sebo que vendesse essa bodega. E sempre que eu fazia uma busca com o nome do autor, aparecia um tal de “A Game of Thrones”, que também era escrito por um George Martin

E foi assim que eu conheci as cronicas de fogo e gelo =D

