Duas dicas de livros de harmonia

por Rafa

Uma amiga minha me pediu dicas de livros de harmonia.

Recomendo duas obras:

Harmonia Funcional, do Carlos Almada – na minha humilde opinião, a melhor compilação do assunto disponível no mercado hoje. E em portugues, ainda por cima!

O Almada é muito bom. Explica tudo do jeito certo e com uma linguagem bastante acessível. Tenho o livro de arranjo dele que também é espetacular.

Pode comprar sem medo de ser feliz.

Harmonia, do Arnold Schoemberg – na minha opinião, ele é o ocidental que mais entendeu de música em toda a história.

Ao contrario do que muita gente pode pensar, neste livro ele não fala de pirações d. Ele trata exclusivamente de harmonia tonal que qualquer curso de música deve oferecer. Tem exercícios muito bons e respeita a curva de aprendizagem do aluno.

O único problema do livro – que nem é um problema de verdade – é que o texto dele é muito denso. Além de um tratado de harmonia, é um tratado sobre o pensamento musical ocidental

